Início  Notícia  Programa antitabagismo tem início em Bom Jesus

Programa antitabagismo tem início em Bom Jesus

Publicada: 30/06/2019

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus por meio da Secretaria de Saúde inicia o programa antitabagismo que auxilia pessoas que desejam parar de fumar, mas que sozinhas não conseguem. O primeiro contato com o grupo de aproximadamente 15 fumantes aconteceu nesta última terça-feira (29), na Unidade Básica de Saúde do loteamento Almir Freire.

Em todas as unidades básicas de saúde do Município serão disponibilizados pílula, goma de mascar e adesivos nicotínicos. O Programa utiliza as seguintes estratégias: prevenção da iniciação ao tabagismo, proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco, promoção e apoio à cessação de fumar e regulação dos produtos de tabaco, através de ações educativas e de mobilização. Para que os grupos continuem, uma das exigências é a assiduidade nos encontros, que acontecem uma vez por semana.

Para o secretário de saúde, Felipe Figueiredo o programa pretende atingir o maior número de tabagistas do município de Bom Jesus. “O programa oferece apoio psicoterapêutico, para que os membros dos grupos deixem de lado o vício. O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e consequentemente, a mortalidade por doenças correlacionadas”, finaliza.